comercial

HOTEL LE CANTON

Ano: 2021 a 2024

Vargem Grande – Teresópolis/RJ

Aprimorar o que já existia, mas como se o novo sempre tivesse existido. Assim foi realizado o projeto de expansão do Hotel Le Canton, explorando terrenos ainda disponíveis no complexo e/ou adaptando edificações e ambientes já existentes.

 

Suítes Rosengarten

A principal parte do projeto foi a nova ala de acomodações, a Rosengarten, que deveria comportar 26 novas suítes para atender à demanda estipulada. Localizado ao final do trajeto das primeiras suítes, o percurso e o espaço deveriam ser tão interessantes quanto os já existentes, por isso demos continuidade ao estilo de Vila Suíça já adotado nas instalações do hotel. Desenvolvemos esse espaço repleto de elementos medievais e paisagismo, além de uma torre, que se tornou um ambiente coworking diferenciado, direto de um conto de fadas. 

 

Restaurante Lugano

Com o aumento do número de quartos, foi necessário aumentar também a capacidade do restaurante para maior conforto dos hóspedes. Partimos então para a expansão da construção do restaurante principal, criando mais 120 lugares, área pet e área kids, para tornar o espaço ainda mais familiar! Todo o conceito do projeto foi manter a harmonia arquitetônica do hotel, utilizando o modelo de estrutura e construção já existentes!

 

Lavanderia, piscina e bar Leman

Outras áreas trabalhadas em decorrência da expansão geral foram a lavanderia, onde atuamos redefinindo o fluxo do serviço e o dimensionamento dos espaços, e a área da piscina principal, que merece destaque.

A piscina Leman sempre foi um dos maiores atrativos do hotel, devido a sua beleza e conforto, mas com o aumento de hóspedes tornou-se fundamental uma ampliação geral da área, tanto de banho quanto de solário, dobrando sua capacidade, sem impactar no visual já consagrado. Focamos assim num traçado orgânico complementar ao existente, com um bar central parcialmente submerso e em posição estratégica para otimizar o atendimento, e com espaços redimensionados para comportar os novos serviços oferecidos. Para complementar o conforto, não poderia faltar nessa intervenção a ampliação também dos sanitários públicos.

 

Castelo

O castelo do Le Canton é uma das edificações mais características do hotel, em estilo medieval e no topo da colina, com uma bela vista. Nele ocorrem atividades lúdicas, sendo o pub esportivo no pavimento inferior, com boliche, mesas de bilhar, jogos eletrônicos e bar, e o Le Petit Monde no pavimento superior, com atrações mais infantis. Para intensificar o uso desses espaços, o hotel investiu na implantação de um vagão funicular para facilitar o acesso, que contava apenas com escadas. Com a intensificação do fluxo, fez-se necessária uma modernização dos espaços lúdicos, atuamos, então, com projeto de interiores, sempre levando em conta a caracterização medieval estabelecida. 

 

Pista Montblanc

Uma das atrações do hotel é a pista artificial de ski, denominada Montblanc. Dentre as providências do hotel de modernização dos espaços, esse foi mais um local onde atuamos com projeto de interiores para ambientação do receptivo e área de espera de quem assiste aos brincantes na pista, projetando ambientes acolhedores como uma cabana na montanha e trabalhando mais o institucional para reforço da marca.

 

Bikepark

Outra forte atração do hotel é o Bikepark. A missão era criar um circuito fechado de pista de bicicleta para crianças e adultos. Propusemos assim um trajeto com diversos trechos de aventura, com diferenciação de materiais, níveis e traçados, adequados a todas as idades e, num ponto específico do circuito, segregamos as faixas etárias numa alça exclusiva aos adultos em nível elevado, retomando o trajeto coletivo no trecho final. 

Para destacar a identificação da atração, lançamos mão de uma linguagem jovem e despojada, com containers sinalizados e complementamos um dos containers com uma arquitetura mais harmonizada ao restante do complexo do hotel para alojar o receptivo e área de espera.

 

Núcleo de funcionários

Todas as áreas trabalhadas descritas acima foram cuidadosamente projetadas para uso dos hóspedes, mas não podemos deixar de mencionar um projeto muito importante que também desenvolvemos para o Le Canton, porém de uso interno em terreno à parte do terreno do hotel, que foi o núcleo de apoio de funcionários. Foram diversas as solicitações no programa de necessidades, como vestiários, cozinha e refeitório, área de descanso, estacionamento, área de tratamento de esgoto e alojamentos, uma vez que o hotel se encontra em área remota e alguns funcionários precisam pernoitar.

Sendo o público-alvo do projeto os funcionários e não os hóspedes e sendo o terreno para este complexo um local próximo, porém à parte do terreno do hotel, apenas no trajeto do hóspede que chega, optamos por definir uma arquitetura mais neutra, apenas com menção à arquitetura medieval, para que o hóspede que por ali passa identifique que se trata de parte da empresa, mas que os funcionários possam vivenciar espaços menos caracterizados em momentos de pausa trabalho.